Uma pitada de Botânica para amadores como eu, o que inclui umas dicas breves sobre as partes das plantas, a sua classificação e a sua química. Para completar, a fixação de alguma terminologia botânica e algumas referências das fontes que consulto, tais como livros ou sites da Internet.

Enquanto apontamentos estão continuamente a ser corrigidos e aumentados. Apontamentos que, todavia, me têm ajudado a organizar o conhecimento, inclusive as descrições dos taxa que menciono no Inventário das plantas do meu sítio, e que me vão refrescando o aprendido. 

  • Morfologia das partes da planta: Os tecidos vegetais incluindo os meristemas, o caule e os seus gomos ou gemas, as folhas, a raiz, as flores e os frutos.
  • A classificação científica das plantas.
  • A composição química das plantas é a causa das suas qualidades edíveis, da sua perigosidade e do seu valor fitoterapêutico.
  • Lista por ordem alfabética dos vocábulos botânicos mais usados no portal acompanhados com as respectivas definições.
  • Referências de livros, físicos ou digitais, e ligações para diversos tipos de sites online.
  • Visitas a parques e jardins: observar, comparar, indagar, despertar a curiosidade e a criatividade ajudam a consolidar e a alargar o aprendido.

Partilho estes apontamentos com os meus leitores esperando que eles lhes possam ser de alguma ajuda. É evidente que a informação aqui prestada não tem outra garantia de exactidão ou utilidade que o crédito das fontes citadas.

 

O CONHECIMENTO OBTIDO ATRAVÉS DO ESTUDO E DA OBSERVAÇÃO

Joomla templates by a4joomla

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0