"A expressão classificação científicataxonomia ou classificação biológica (Notadesigna o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e actuais. A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Karl von Linnée (ou Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas. Estes agrupamentos foram subsequentemente alterados múltiplas vezes para melhorar a consistência entre a classificação e o princípio darwiniano da ascendência comum. O advento da sistemática molecular, que utiliza a análise do genoma e os métodos da biologia molecular, levou a profundas revisões da classificação de múltiplas espécies (*) e é provável que as alterações taxonómicas continuem a ocorrer à medida que se caminha para um sistema de classificação assente na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos. (Da Wikipedia, 27-10-2015)

(*) "Traditional ways of classifying plants have been based on the way plants, particularly their flowers, look, so that plants which look similar have been grouped together. As scientists have discovered more about the make-up of individual cells and have been able to examine the DNA of living things, they have found that there are other characteristics,  ..." in The Seed Site.

Etapas

Pré-lineanosSistemas anteriores a Lineu.

Pre-darwinistassistemas que agruparam as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas.  

Filéticos: sistemas de classificação assentes na semelhança genética e molecular em detrimento dos critérios morfológicos .......


 Ver mais (theseedsite.co.uk) 

 

Joomla templates by a4joomla

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0