O que é um blogue?

Um blogue ou blog é, literalmente, um "diário" efectuado na rede (web+log). O termo log é frequentemente utilizado em informática para significar o registo efectuado pelo computador, para efeitos de auditoria e de diagnóstico de problemas, de todos os eventos ocorridos na sessão de um utilizador, desde a sua abertura (log-in) até ao seu encerramento (log-out).

Desde Fevereiro de 1995, Jorn Barger vinha publicando no sítio Robot Wisdom os seus ensaios em áreas como literatura, história, ciência e tecnologia. Dezembro de 1997 é o marco que assinala o aparecimento explícito do primeiro blogue, o Robot Wisdom Weblog, onde Barger publicava todos os dias entradas na expectativa de encontrar uma audiência que partilhasse os seus interesses. O termo blog foi cunhado em Abril de 1999 por Peter Merholz que, por brincadeira, separou o termo original em "we blog" ("nós blogamos") e, assim, deu origem à acepção verbal do termo blog, o blogar.

O que é um blogueiro e o que é a blogosfera?

Um blogueiro (blogger) é um autor de blogue e ao mundo dos blogues chama-se a blogosfera. Para se ver a sua dimensão, estima-se que há mais de uma centena de milhões de blogues e que são criados mais de 100 mil a cada dia que passa.

O que é um artigo

Um artigo é um registo diário no blogue que exprime emoções, sentimentos, pensamentos, desejos, intenções ou o esvaziamento interior e a ausência de estados anímicos, que regista eventos, verifica factos, comenta situações, expõe ideias, critica outras, argumenta, ironiza, e é escrito no sentido de captar o interesse do seu possível auditório e receber o seu comentário. Utilizo o texto com algum cuidado e preferência e a imagem com propósitos ilustrativos. Não é meu hábito a introdução de faixas sonoras ou vídeo.

Temos 5 visitantes e 0 membros em linha