Imprimir

variedades cultivadas de begónias

Galeria

Classificação hortícola

Classificação da American Begonia Society

Cane-like

(tipo- cana)

Há tipo-canas de vários tamanhos, mas todas têm em comum apresentarem a aparência do bambu devido a terem hastes resistentes e compridas com nós onde rebentam as folhas e as flores. Esta classe subdivide-se em três tipos:

  • Superba, com folhagem profundamente cortada às vezes manchada;
  • Malho, com folhas de rosas vermelhas ou castanhas; 
  • e todos os outros.

As que geralmente crescem mais são as do subtipo superba que podem ter folhas de até cerca de 14 centímetros de comprimento e podem crescer até 12 metros de altura. Têm folhas cortadas e a maioria dos tipos têm manchas de prata ou salpicos sobre elas. As flores estão em grandes aglomerados e algumas são perfumadas. 

Shrub

(tipo- arbusto)

O tipo-arbusto também é muito variável e pode variar em tamanho desde miniaturas a gigantes com 12 metros de altura. Algumas variedades têm folhas de até 24 centímetros de comprimento. A superfície da folha também é variável. Alguns tipos têm folhas brilhantes e lisas, enquanto outros têm folhas peludas ou feltradas. Crescem com muitos brotos saindo do solo para formar uma planta completa. São muito multi-ramificadas. A maioria das variedades não floresce com tanta freqüência ou intensidade quanto outras begónias, mas algumas são sempre exuberantes e são usadas como plantas de cama. O tipo-arbusto é cultivado principalmente pela facilidade de crescimento, folhas interessantes e crescimento total.

Rhizomatous 

(rizomatosas)

As rizomatosos são cultivadas principalmente pelas folhas e pelo crescimento compacto. Algumas têm folhas com padrões intrincados em quase todas as tonalidades de tons de terra, outras são de folhas cabeludas, algumas são redondas e brilhantes e outras são em forma de estrela. Variam em tamanho, desde miniaturas minúsculas até grandes plantas. Podem crescer muito, mas não atingem grande altura, porque crescem de rizomas que se arrastam pelo solo, o que dá nome a esse tipo. Têm a vantagem adicional de uma enorme exibição de flores que podem cobrir toda a planta. A maioria floresce na Primavera, mas algumas florescem durante todo o ano. 

Semperflorens

(sempre-a-florir)

São provavelmente as begónias de maior cultivo, principalmente como plantas de cama e anuais, mas são realmente um tipo arbustivo perene de begónia em áreas que não são atingidas por geadas. Todos têm folhas brilhantes e estão sempre a florir, com flores de todos os tons de vermelho, rosa e branco. As folhas têm principalmente duas cores, verde e bronze, mas existem tipos variegados, como B. Charm e tipos-calla com folhas brancas quando novas. As flores são singelas e dobradas. Algumas destas espéciestêm folhas feltadas brancas ou castanhas.

Tuberous

(tuberosas)

Muito popular, quer como planta de cama, quer como de estufa. São cultivadas pelas suas flores, embora haja algumas variedades e espécies que têm interes pelas folhas e pelo seu crescimento. O tamanho das flores vai de pequenas (12 mm) a grandes (com o tamanho de um prato raso). Variam de singelas e completamente dobradas e surgem em todas as cores à excepção das tonalidades de azul. Algumas são odoríferas. O tipo varia desde trepadeiras com flores pendentes a plantas verticais resistentes. Os tipos tuberosos crescem dos tubérculos e ficam dormentes durante os dias curtos do Outono e Inverno e retornam na Primavera. 

Um tipo relacionado é o semi-tuberoso que não tem um tubérculo, mas que formam um caudex, ou inchaço, na base do caule. A maioria dos tubérculos semi-tuberosos tem folhas pequenas e pequenas flores brancas, mas pelo menos um é rosa. 

Rex

Tipo de begónias rizomatosas cultivadas pelas suas folhas multicoloridas. As folhas vêm em todas as cores, padrões e tonalidades e em todos os tamanhos e formas. Todos os tipos Rex Cultorum são descendentes da espécie indígena B. rex cruzada com outros tipos de begónias rizomatosas. Florescem, mas não são cultivadas por suas flores que empalidecem em comparação com suas folhas espectaculares.

Trailing-Scandent 

(rastejante)

O tipo rastejante é cultivado principalmente pelo seu hábito, mas numa apresentação espectacular de flores, geralmente na Primavera. Algumas das variedades mais novas têm um período de floração mais longo ou estão sempre a florir. Algumas têm folhas brilhantes e parecem um filodendro, mas outras fazem crescer grandes folhas e trepam. No seu habitat nativo, sobem pelos troncos das árvores. A maioria das rastejantes tem flores brancas ou rosa.

Thick Stemmed 

(de caules grossos)

Os tipos de caules grossos não são tão amplamente cultivados, mas vêm em várias formas. Todos eles têm hastes muito grossas. A maioria não ramifica muito, mas gera novos crescimentos a partir da base. Também mostram as hastes grossas porque deixam cair as folhas mais baixas e geralmente só têm folhas nas pontas. Podem ser muito atraentes e são definitivamente incomuns.

 

   


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0