As raízes são especializadas na fixação e absorção de água e sais minerais que são levadas às outras partes via xilema, no armazenamento (geralmente na forma de amidos) de substâncias orgânicas fotossintetizadas nas partes aéreas (geralmente açúcares) trazidas pelo floema. Também são responsáveis pela produção de determinadas hormonas vegetais.

 

  Monocotiledóneas     Dicotiledóneas
   
  • Com um número mais elevado de vasos de transporte, podendo chegar aos vinte e com parênquima medular – medula – a ocupar o centro da raiz.
   
  • Possuem número reduzido de feixes condutores, tipicamente surgem em número de dois a quatro, consoante a espécie e o centro da raiz raramente tem medula sendo ocupado pelo xilema.
 
  • Sem crescimento secundário
 
  • Com crescimento secundário.

Sistemas radiculares:

  • Sistema axial - Sistema radicular em que a raiz primária (axial ou pivotante) cresce em direcção ao solo, penetrando profundamente no solo, originando raízes secundárias, também chamadas raízes laterais. Há um equilíbrio entre a superfície total fotosintetizante (cpa) e a superfície total absorvente (raízes).
  • Sistema fasciculado - Sistema radicular em que a raiz primária tem geralmente vida curta e o sistema radicular se desenvolve a partir de raízes adventícias que se originam do caule e que penetram no solo a pouca profundidade agarrando-se às partículas deste.

Adaptações especiais das raízes nas epifitas.

Muitas adaptações especiais são encontradas entre as epífitas, plantas que crescem sobre outras plantas, sem parasitá-las.


Adaptações para armazenamento de alimento

Nas plantas bienais, como a cenoura, a batata doce ou a betarraba, as grandes reservas de alimento acumuladas na raiz durante o primeiro ano são utilizadas no segundo para produzir flores, frutos e sementes. As raízes especializam-se enquanto órgãos de armazenamento e tornam-se carnudas devido a grande quantidade de parênquima de reserva, onde se acha imerso o tecido vascular.


 Definições e equivalentes em inglês

coifa (ou caliptra)   root cap   Colecção em forma de cone, de vida curta, de células do parênquima que protege a ponta da raíz quando penetra a terra e segrega uma mucilagem que actua como lubrificante.
pelo radicular   root hair   Prolongamento das células epidérmicas da raíz que aumenta a superfície da áres de contacto com o solo.

 

Joomla templates by a4joomla

Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0