Imprimir


Considerado o fundador da Farmacognosia, Dioscorides (Διοσκουρίδης o Πεδάνιος) , médico e farmacologista grego.  As suas viagens como cirurgião dos exércitos do imperador permitiram-lhe o estudo das características, distribuição e as propriedades medicinais de muitas plantas e minerais.  

Escreveu um conjunto de cinco livros (Περί ὕλης ἰατρικής) "sobre a preparação, propriedades e testes de drogas", traduzidos no séc. X para o árabe e para o latim com o título de De Materia Medica, que serviu como o texto principal da farmacologia desde c. 77 até o final do século XV. Dioscorides incluiu produtos de origem animal nos seus medicamentos, juntamente com plantas e minerais, lidando com cerca de 1000 medicamentos simples. Contêm excelentes descrições de cerca de 600 plantas.

O trabalho de cinco volumes abrange o seguinte: 

  1. Em materiais de plantas
  2. Em todos os tipos de animais
  3. Em todos os tipos de óleos
  4. Em materiais derivados de árvores
  5. Em vinhos e minerais e outras substâncias similares . 

A mais antiga e famosa cópia da De Materia Medica de Dioscorides é um manuscrito bizantino iluminado produzido por volta de 512 dC para Anicia Juliana, filha de Flávio Anício Olíbio, que foi imperador do império ocidental em 472 dC. Em 1569, o Imperador Maximiliano II adquiriu o códice de Anicia para a biblioteca imperial de Viena, agora a Biblioteca Nacional Austríaca (Österreichische Nationalbibliothek), onde é designado Codex Vindobonensis Med. Gr. 1. (de Vindobona , o nome latino para Viena) ou, mais simplesmente, os Dioscórides de Viena.


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0