Conteúdos

  1. Organização
  2. Acesso
  3. Registo e log-in
  4. Comentários
  5. Pesquisa

 

Organização do blogue

O Sítio do Tremontelo está organizado em trêstópicos principais, todos acessíveis através do menu principal:

  • Blogue
  • Arquivo
  • Ajuda

Blogue

Os artigos estão organizados do mais recente para o mais antigo. O último artigo (o de publicação mais recente) aparece completo no topo da página de entrada (home page). Os quatro artigos seguintes, mostram apenas a parte inicial de cada artigo cortada num ponto arbitrário e um botão de [Continuar] :

continuar

Prima o botão de [Continuar] para visualizar o conteúdo completo do artigo. Os artigos restantes de cada página são apresentados no formato de listagem em que o respectivo título funciona como link para a apresentação do artigo completo.

Arquivo

Recolha e organização de muitos dos artigos publicados desde 2006 em blogues anteriores.

Ajuda

O presente tópico.

Acesso

O modo natural de aceder inicialmente aos postais é através do acesso ao blogue posto que este tópico é a página de entrada ("home page") do blogue. A forma de regressar, após a navegação por outros tópicos, é através do menú principal seleccionando e clicando sobre o item "Blogue":

menu principal

Quando seleccionado, os caracteres aparecem a azul sombreados com o rectângulo do fundo cinzento. Após a apresentação da página, o fundo converte-se em azul e os caracteres são apresentados a branco. Esta situação irá manter-se enquanto estiverem abertas quaisquer páginas referentes a este tópico.

Um procedimento análogo permite aceder a qualquer outro dos quatro tópicos listados no menú principal.

 

Registo e acesso (log-in)

Este blogue tem alguns artigos e tópicos que não são públicos ou, por outras palavras, esses artigos estão reservados a utilizadores registados. Considere, portanto, as vantagens de se registar.

Se ainda não está registado pode fazê-lo clicando, no Formulário de acesso, sobre o apontador Registe-se! > e preencher pelo menos os itens obrigatórios (assinalados com *) do formulário de Registo de novo utilizador que lhe será apresentado. Para finalizar, clique no botão [Registar].

formulario acesso         registo novo

Uma vez inscrito, basta preencher os campos Utilizador e  a Senha no Formulário de acesso e clicar no botão [Autenticar] para ter acesso a todo o blogue. Para evitar voltar a preencher esses campos, utilizando o mesmo computador, assinale o campo Memorizar

Em caso de esquecimento do nome de utilizador, ou de perda da senha, clique no respectivo apontador, preencha o formulário com o endereço do seu email e, para finalizar, clique no botão Enviar.

 

Comentários

Há duas maneiras distintas de fazer comentários a um artigo: como utilizador registado ou como utilizador convidado. 

  • No caso do utilizador que tenha acedido (logged-in) como utilizador registado, aparecerá uma caixa de edição intitulada LEAVE YOUR COMMENTS contendo o seu nome de utilizador e facilidades de edição caixa edicao(B=negrito, I=itálico, U=sublinhado, inserção de links, imagens e videos, listagens, etc...). Escreva o que entender e, no final, carregue no botão SUBMIT COMMENT. O seu comentário ao artigo ficará imediatamente disponível.
  • No caso do utilizador que não esteja registado ou que não tenha acedido (logged-in) como utilizador registado, o procedimento irá diferir em três aspectos:
    • Obrigatoriedade no preenchimento do nome
    • Teste de CAPTCHA (acrónimo de "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart")
    • Comentário só disponível após aprovação ("Your comments are subjected to administrator's moderation.") .

Quando não estiver seleccionado apenas um artigo, mas toda a página de entrada apresentando vários artigos, o acesso a comentar um artigo específico (no exemplo "O recomeço do sítio do Tremontelo") é feito através do link Comment. O número entre parênteses indica o número de comentários já produzidos a propósito desse artigo.

continuar

 

Pesquisa

O acesso por pesquisa pode ser iniciado a partir da caixa de pesquisa Pesquisar

O leitor deve porém tomar em consideração a seguinte ressalva: o motor de pesquisa assinala todas as ocorrências da cadeia de caracteres proposta como critério de busca pelo utilizador. Por exemplo, se escrever "maçã", a pesquisa encontrará algumas dezenas de resultados porque essa expressão está contida, por exemplo, em "informação". 

 

 

 

Temos 11 visitantes e 0 membros em linha